segunda-feira, junho 20, 2005

Véspera de Inverno

Hoje o dia esteve tão frio e chuvoso, e tudo o que eu pensava quando estava no trabalho era exatamente não estar alí naquele momento. Eu imaginava, ou melhor, eu podia sentir o suave toque do edredon cobrindo o corpo confortávelmente alojado numa cama macia, para dar um clima bem de inverno, um chocolate fumegante embaçava as lentes dos meus óculos, sim eu uso óculos apesar de não enxergar grande coisa, um charme a parte, bom, mas voltando à manhã de véspera de inverno, o chocolate, posso sentir, levemente adocicado descendo pelas vias da garganta, amaciando cada tecido e aquecendo com o seu vapor toda a massa corpórea, além de todo esse ritual invernal, porque não uma televisãozinha? Seria o quadro perfeito para uma manhã fria! Ah! Como é bom sonhar os sonhos que são rea(lizave)is, e imaginar as coisas mais simples, que na verdade são as mais difíceis de acontecer.
Isso me lembra a pequenina fábula da Formiga e da Cigarra, ambas se deram muito em determinadas estações do ano, mas qual das duas foi mais feliz? A cigarra cantante que viveu o verão intensamente, alegre e feliz a cantar, ou a formiga trabalhadora que passou todo o verão labutando árduamente pensando no seu conforto em tempos de frio e neve? Na verdade, não existe resposta correta, pois cada um sabe qual é a sua verdadeira razão de ser, quando chegou o inverno a cigarra penou os seus tempos de cantoria e lamentou não ter seguido o exemplo de sua colega, já a formiga, quando ainda era verão tinha vontade de sair por aí vivendo sua vida sem preocupações e responsabilidades, mas de certo modo ela sofreu um pouco, privou-se das gostosuras do verão para poder gozar de abundância na época mais dura do ano, o enregelado inverno! Qual foi mais feliz das duas?
O que é melhor? Viver a vida intensamente, fugir das preocupações e responsabilidades, pensar sempre no agora e achar que o futuro é o futuro, pois a vida é um breve instante, tudo isso em busca do seu bem estar pessoal, para depois na tristeza e na amargura chorar os dias vividos com tanta jovialidade e lamentar-se por sua situação precária, ser como a Cigarra dos contos populares? Ou, o melhor, é planejar seu futuro, trabalhar, criar responsabilidades, saber valorizar o seu trabalho para quando chegar os dias vindouros, olhar para trás e ver o quanto você foi privado das suas vontades, mas afinal, valeu à pena tanto esforço, pois seu conforto e felicidade é resultado do trabalho da sua vida, fruto da sua luta diária, seguindo assim o exemplo da pequena Formiga, que era grande nas suas atitudes?
Recordei-me deste conto por que ao mesmo tempo queria ter a felicidade da Cigarra no verão e o conforto da Formiga no Inverno, mas como seria exigir demais da natureza, prefiro ser como a Formiga no verão, trabalhar muito, para um dia ter um inverno mais prazeroso!

Nenhum comentário: