quarta-feira, outubro 12, 2005

Criança

Levantou-se pela madrugada, os olhos ardendo e os pelos eriçados de quem acaba de ter um choque com a temperatura adversa do seu repouso. Tomou um café preto e amargo, não se podem ter regalias, açúcar é só para amenizar o amargor do café, comeu um pão crioulo com a maior satisfação, pois não é para menos, neste dia é tomado um primo café da manhã.
O dia está diferente, um vento gostoso de primavera paira no ar, o céu azul denuncia um belo dia de outubro, na meia estação quente que afaga o coração.
Hoje, como todos os outros dias, foi trabalhar na lavoura com o pai, cortar cana era para ele como olhar o céu e visualizar as nuvens de vários formatos, ver, através do azul infinito, castelos no ar.
Poderia brincar um pouco, só hoje, após as horas de sol a pino a cumprir a sua fatigada sorte de menino pobre, sem direitos a ser criança em tempo integral, hoje poderia ver o circo e rir com as trapalhadas do palhaço, que carrega em si a obrigação de arrancar os sorrisos reprimidos do rosto que possui tantos sulcos, por que hoje é o dia das crianças, pudera todos os dias ser! Um Dia das Crianças, tão pouco o é, comparando com os outros restantes que forma um ano de dura vida.
Ele tem apenas onze anos, mas carrega em si a responsabilidade de trazer o sustento para sua casa, mão de obra barata, cai nas mãos de pessoas que roubam a sua capacidade de ser criança, jamais freqüentou uma escola, não tem a mesma facilidade de cravar um lápis nas mãos do que pegar uma foice para cortar a cana, jamais carregou nas costas uma mochila com cadernos e livros, mas já sustentou o peso da vida, apenas na tenra infância, carrega em si a dor de ser um escravo da pobreza e fazer parte de um denso ciclo da miséria.

...
Imagem daqui!

Eu sei, é bonitinho, “Dia das Crianças”, quem foi mesmo o inventor desta data tão engraçadinha? Toda criança deve ter o direito de ser criança, e qual é o dever do Estado? Garantir isto! O que se tem para comemorar? Não consigo enxergar um futuro tão grandioso assim, pois se é a criança o futuro do mundo!!! Como explicar tantas crianças morrendo de fome, vivendo com escassas condições de vida, vítimas da miséria, da doença e do descompromisso dos governos? Como explicar tantas crianças sendo exploradas e molestadas, sendo roubadas e renegadas, pois é um crime tirar da mesma, o direito de ser criança, como e porque comemorar esta data?
Lembro-me uma vez que estava caminhando no centro, aqui em São Paulo, na região da Vinte e Cinco de Março, e me deparei com uma cena que fica até difícil de escrever, uma criança sentada num batente de um prédio abandonado e antigo, chorava aos prantos, as suas lágrimas desciam sem cessar, ela estava toda suja e carregava nas mãos um material para vender, não consegui deixar de a olhar por um bom tempo, fiquei arrasado a minha vontade foi de chorar também, e lamentar a triste sorte daquela criança! Creio que jamais esquecerei o seu rosto...
Bom... Desejo que algum dia possa ser realmente um feliz Dias das Crianças! E que nós, também, resgatemos a criança reprimida que há dentro de nós.

Nenhum comentário: