quarta-feira, janeiro 19, 2005

O Retrato de Dorian Gray

Estou lendo um livro maravilhoso, eu o ganhei de alguém muito especial e jamais poderia esquecer dessa pessoa, um grande beijo Nayra, grande mesmo, daqueles que valem por um abraço e por uma lembrança, estou com saudades suas e da turma do colégio!
Bom, o livro que estou (re)lendo chama-se "O Retrato de Dorian Gray"0, do autor inglês Oscar Wilde, muito famoso por suas peças teatrais de grande renome, por exemplo "Salomé", quem já nunca ouviu falar da sensual e perversa mulher que pediu à Heródes a cabeça de João Batista em um prato de prata, por puro orgulho.
Entre tantas outras obras de exacerbado lirismo e senso estético elevado, se encontra a do personagem Dorian Gray, jovem de extrema beleza que serve de modelo para um artista plástico, seu retrato, em tamanho natural, promete ser a obra prima de Basil Hallward, que imediatamente se sente atraído pelos traços helênicos do jovem senhor, enredado Basil não consegue se desvencilhar do jugo que o prende a Dorian. No entanto o senhor Gray se utiliza do quadro fazendo um pacto com a sua sorte, deixando que as marcas do tempo e da vida afetassem apenas o seu retrato. Gray leva uma vida leviana mas seu rosto e seu corpo conservavam a pureza e o brilho da juventude. Ao contrário, o retrato sofria as transformações ocasionadas por uma existência fútil e devassa.
Vale a pena conferir, pois a leitura é gostosa, recheada de muitas passagens interessantes, daquelas de se grifar com o marca texto, além do livro ser bem fino, então até quem não gosta de ler, ou tem preguiça de pegar um volume, vai se deliciar com esta história!
Nesta obra, oscar Wilde conseguiu questionar, com profundidade e vigor, a relação entre arte, beleza e moral.

Um comentário:

Kleiton disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.