terça-feira, maio 17, 2005

Somerset Maugham

"É difícil caminhar sobre o afiado fio de uma navalha: do mesmo modo, diz o sábio, é difícil o caminho da felicidade".
Katha-Upanishad

O livro tem por protagonista Larry Durrel, jovem tradicional da burguesia americana de sua época, tal personagem é retratado em um dado momento de sua vida quando o mesmo sofre por uma crise existêncial, após sofrer o impacto da participação da Guerra, o jovem procura pelas respostas de suas questões em diversas filosofias, livros, estudos, religiões e tratados, correndo em busca daquilo que se torna crucial para si, a razão que explique num todo a existência. O jovem Larry, renega a certeza de uma vida promissora, um emprego estável, um casamento bem sucedido, amigos e os costumes de uma vida confortável, sempre buscando uma reflexão que possa explicar a existência do seu eu. Com a cabeça cheia de planos e idéias, ele viaja pela Europa, passa por todos os tipos de experiências de vida, e finalmente chega na Índia, e nos confins das montanhas do Himalaya, ao nascimento de mais um dia, sob o céu em suas cores acalentadoras, descobre que as coisas, ou melhor, a vida e a existência, são simplesmente do modo que o são, não importando quais são os seus principios, influências, individualidades, etc. "Qualquer explicação, crença ou teoria que você tenha não vai influir sobre o porquê das coisas serem assim. A vida flui em cada ser.

"O jovem Durrel, volta dos confins da Índia para reencontrar a mulher que ama casada com outro, os amigos trilhando caminhos que não levam ao sucesso. Conhece ele próprio a infelicidade, aprende que o máximo possível é mostrar a alguém uma porta, mas não se pode obrigá-lo a entrar. Vê que tudo muda, mas nada realmente se perde. Por trás do curso dos acontecimentos que se sudedem há a mão do Absoluto.

Somerset Maugham era um inglês que percorreu todo o Império Britânico e relata a história em primeira pessoa, como testemunha ocular da trajetória de Larry. Nesta condição, interroga-o sobre a evidência de que a conclusão apresentada por ele sobre o fluxo eterno e imutável da vida, afinal, também é, dentre várias outras, apenas mais uma teoria. Larry responde que sim. Lógica e incoerência são também partes interdependentes do Todo."
O bem e o mal, partem de um mesmo princípio, cabe a nós escolher qual caminho trilhar.
Vale a pena conferir esta leitura do grandioso mestre da literatura contemporânea, Somerset Maugham...

Nenhum comentário: