domingo, março 20, 2005

Post Anterior

"Alfonsina Y El Mar" é o tipo de música que envolve qualquer pessoa em seu cenário, pois sua letra, bela e ao mesmo tempo carregada de lirismo, nos fala da grande solidão no seu mais profundo estado. Cantada pela excelente intérprete latino-americana, Mercedes Sosa, esta canção é uma homenagem a uma grande poetisa da literatura hispano-americana do século que passou, Alfonsina Storni, que suicidou-se lançando-se ao mar.
Está música eu a ouvi pela primeira vez na rádio USP, aqui em São Paulo, no ano de dois mil e três, nunca mais a tirei da mente, pois ela tocou muito o meu coração, o programa no qual eu a ouvi chama-se "O Teatro do Mundo", e trata de temas universais, como a solidão.
A solidão é algo que pode nos enlouquecer, pode nos levar a enxergar um mundo imaginário que só existe na nossa mente conturbada, assim como aconteceu com a poetisa que foi buscar poemas no fundo do mar. Sua vida não mais cabia neste mundo que a esmagava a alma, os seus pensamentos revelaram-na um átrio em pleno azul do oceano, aonde seria recebida por Ondinas, peixes dourados iriam enfeitar os seus cabelos revoltosos dançando no balançar das águas de refrigério, enfím sua alma iria descansar dessa vida.
Assim o foi? Pelo menos na canção sim. Jogou-se ao mar numa tarde qualquer, findou no balançar das ondas, seu corpo imergiu ao mais profundo esquecimento, a solidão venceu o seu pensamento, neste momento sua alma está presa nos brotões do Atlântico, talvez brinca livre sob as águas, ou ainda, chora amargamente a sua triste sorte.

Nenhum comentário: